domingo, 8 de março de 2009

Dicas para quem quer adotar um bichano


Muitas pessoas têm uma idéia errada sobre os gatos… Alguns dizem que eles não estão nem aí pros donos e não curtem receber carinho. Outros dizem que são falsos e traiçoeiros, entre outros mitos…

Na verdade, a maioria dessas lendas são puro preconceito contra os bichanos. Os gatos são animais fascinantes e basta conhecê-los bem para se apaixonar por seu jeito único de ser.

Se você está pensando em ter um gatinho, este artigo trará algumas dicas para te ajudar nesta tarefa.

Dono de primeira viagem

Antes de decidir adotar um felino, tenha em mente que os bichanos são bem diferentes dos cães. Por isso, se você nunca teve gatos antes, não espere por um comportamento igual ao de um cachorro. Os bichanos são mais independentes e não buscam a sua aprovação pra tudo.

Isso não quer dizer que o gato não vai se apegar a você ou que ele seja interesseiro, como muita gente costuma falar. Apesar de serem mais independentes, os felinos reconhecem os seus donos, dão carinho e gostam de companhia sim!

O que é meu, É MEU!

Uma outra diferença entre cães e gatos é o fato de que os bichanos são bem mais territorialistas que os cachorros: a maioria dos felinos não relaxa até conhecer bem seu espaço. Então, não pense que ele não curtiu você ou a nova casa… É que o gato só demonstra carinho depois de ter se adaptado bem ao ambiente. Antes disso, é bem capaz dele ficar estressado, e com certeza vai preferir ficar sozinho na dele. Por isso, dê esse tempo pra ele se acostumar com as novidades.

Mania de Limpeza

Os felinos também têm uma outra característica marcante: a mania de limpeza. Os gatos são quase obcecados por manter tudo nos trinques! E, exceto algumas raças de pêlo longo, a maioria dos bichanos é capaz de se limpar sozinha perfeitamente. Eles também têm um instinto de enterrar as fezes e a urina e, por isso, aprendem facilmente a usar uma caixinha de areia como banheirinho, o que ajuda bastante na adaptação na casa nova.

Dando uma escapadinha…

Mas nem tudo é tão simples… Por saltar mais alto e escalar melhor que os cães, os gatos costumam escapar com mais facilidade para a rua. Para evitar o problema, alguns proprietários mantêm o bichano sem acesso às áreas externas e colocam telas nas janelas. Mesmo porque, se você mora em apartamento, saltar ou cair de uma janela pode ser fatal para o felino. Por isso, atenção redobrada neste ponto!

Lixa de unha…

E para evitar outros problemas, como arranhar o sofá e os móveis, é importante que você providencie um arranhador para o bichano. Existem vários modelos no mercado, e eles podem te ajudar a preservar a mobília da casa.

Os velhinhos também!

O fato é que muita gente tem medo de adotar bichanos já adultos porque acreditam que não é possível educá-los a sua maneira, o que não é verdade! Gatos mais velhos também podem se adaptar perfeitamente a novos ambientes e também ficam bastante apegados aos novos donos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o comportamento dos felinos é só procurar um gatil ou entrar em contato com alguma entidade de doação de animais, e dar as boas vindas ao seu novo amigo.


Fonte: Bicho Amigo

Um comentário:

Unknown disse...

sou uma menina de 10 anos e gostei muito do texto e eu estou com dois gatos e dois cães, e tem gente que fala que cão e gato não dá certo junto, e meus dois gatos foram adotados, é um amarelo e a outra é de tres cores