sábado, 28 de março de 2009

Higiene dos dentes dos cães

HIGIENE DOS DENTES:

Aos 7 mêses de idade os cães já possuem a sua dentição definitiva. A troca de dentição ocorre com aproximadamente com 3,5 meses, e, os dentes de leite caem facilmente e normalmente não são encontrados assim que perdidos. O cão adulto tem normalmente 42 dentes e o filhote 32.

Os cuidados com os dentes são essenciais e iniciam-se com a verificação dos dentes e gengivas, com uma freqüência de pelo menos uma vez por semana. Deve-se observar se há mau hálito, escoamento de saliva, gengivas inflamadas, dentes soltos ou quebrados e a presença de cálculos dentários “tártaro”. O cálculo pode acarretar a queda dos dentes, gengivites, odor fétido, e até mesmo levar a infecções nos rins e coração ocasionando problemas mais sérios.

Os dentes e gengivas devem ser escovados suavemente pelo menos 1 vez por semana, com uma escova macia e pasta dentária para cães. Desde de pequenos os cães devem ser acostumados e estimulados com o ato da escovação para que se torne um hábito durante toda sua vida. Para tanto deve-se introduzir o dedo envolvido numa gaze com uma pequena quantidade de pasta dental veterinária e massagear a gengiva e os dentes dos filhote, afagando e brincando com ele durante a escovação.

Os filhotes podem ser estimulados a brincar com diversos produtos mastigáveis que serão úteis principalmente na fase de troca de dentes, quando o crescimento dos dentes permanentes provoca coceiras e levam os cães a morderem objetos. Estes produtos estão disponíveis em diversas formas (Ossos, bolas, sapatos, biscoitos, tiras, etc...) e servem para exercitar os dentes e massagear as gengivas, sendo também excelentes para auxiliar na higiene dental, prevenindo a formação de placas e doenças periodontais.

Esses produtos são digeríveis, contém poucas calorias e são melhores que os ossos naturais, que podem desgastar ou trincar/quebrar os dentes, ou causar danos maiores, como fraturas, obstruções e/ou perfurações da cavidade bucal e/ ou esôfago.

É recomendável levar o seu cão ao veterinário regularmente para uma avaliação bucal.

Fonte: Clínica bom pra cachorro

Nenhum comentário: