quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cães surdos: como educá-los usando estímulos visuais

Já falamos muitas vezes aqui no Bicho Amigo sobre a importância de impor limites ao comportamento do cão e fazê-lo entender a palavra “Não”. Mas como fazer isso com um cachorro surdo?

No entanto, antes de entramos neste assunto, que tal conhecermos mais algumas formas de nos comunicarmos com nosso amigo surdo? No artigo anterior, falamos que, através de vibrações, o cão com deficiência auditiva consegue captar algumas informações. E uma outra maneira que você também pode utilizar são os estímulos visuais.

Questão de visão

Chaveiros com luz laser podem ser bastante úteis na educação do cachorro surdo. Para chamá-lo, você pode apontar o laser para onde o cachorro estiver olhando, caso ele esteja de costas. Sempre que fizer isso e ele vier em sua direção, dê um petisco bem gostoso ou lhe faça carinho. Em pouco tempo, o cão irá associar a luz ao seu chamado.

Ensinando o certo e o errado

Assim como um cachorro sem nenhuma deficiência, ele deve entender que determinado comportamento está errado. E existem algumas repreensões que podem ser adotadas para o cão que não ouve as palavras de restrição. Por exemplo: se o cachorro não deve subir no sofá e o fizer, dê a bronca no exato momento da ação indesejada. Borrifar água no focinho do cão é uma boa saída.

Se o cachorro estiver distante de você, use uma guia longa para ensiná-lo que não deve agir de determinada forma. Ainda usando o exemplo do sofá, dê um pequeno tranco na guia quando ele ameaçar subir no móvel. Mesmo sem poder utilizar a palavra “Não”, é uma maneira de fazê-lo entender que tal atitude é errada. Sempre ressaltando que não se deve usar nenhum tipo de punição que machuque o cachorro, sendo ele deficiente ou não. E não se esqueça de sempre recompensá-lo quando ele agir corretamente: dê petiscos e encha-o de carinhos!


Fonte: Bicho Amigo

Nenhum comentário: