sábado, 4 de abril de 2009

Epilepsia

Epilepsia em cães e gatosIndependentemente da sua origem, os ataques (convulsões) podem ter graus variados. Podem ser leves, com o cão apenas salivando (babando) com movimentos desordenados de cabeça, até um ataque com sinais mais evidentes. O cão cai no chão (geralmente de lado), saliva, movimenta as pernas como se estivesse pedalando ou tentando se levantar. O ataque pode levar de segundos a alguns minutos. Podem ocorrer ataques isolados, de causa desconhecida.

O animal deve ficar em observação após um primeiro episódio e só será medicado no caso da convulsão ter sido muito violenta. Mas normalmente ele será observado, e se o ataque se repetir em um curto espaço de tempo, o cão deverá ser medicado com anticonvulsivantes. Isto porque cada ataque irá gerar um outro ainda mais violento, e por um tempo mais prolongado, devido a lesões em áreas cerebrais. Por esse motivo, o cão epilético deverá tomar medicação indefinidamente.

Ter um cão epilético não é um fato raro. Devemos evitar o cruzamento de animais com essa anomalia, para que não haja uma perpetuação da doença. O cão epilético, embora tenha que tomar medicamento por toda a vida, é um cão que pode ter uma existência próxima ao normal. Alguns anticonvulsivantes podem causar um pouco de sonolência ao animal, mas não deve interferir em suas atividades. Os donos apenas devem ter cuidado com residências com piscina, pois não são raros os casos de cães que, ao sofrerem um ataque, caem dentro delas e morrem afogados.

A epilepsia tanto nos humanos como nos animais é uma doença não transmissível ao homem nem a outros cães.


Fonte: Web Animal

Nenhum comentário: