quinta-feira, 23 de abril de 2009

O que é agressividade pro dominância?


No quadro Dr. Pet que foi ao ar ontem, você conheceu um pouco do drama de Toby, um pastor belga que estava muito agressivo. O problema era tão grave que seus donos estavam até cogitando sacrificá-lo! Felizmente, tudo acabou bem e Toby apresentou uma grande melhora!

Nesta semana daremos algumas dicas que poderão ajudar você que está passando por uma situação parecida. Começaremos falando hoje sobre um dos tipos mais comuns deste problema: agressividade por dominância.

Se o seu cachorro é daquele tipo que se sente o dono do sofá, e costuma até rosnar quando alguém chega perto se ele estiver sentado, ou já sai logo mostrando os dentes por qualquer coisinha, atenção: ele pode estar mostrando este tipo de agressividade!

Porque tanta agressividade???

A dominância é um dos fatores mais comuns que podem levar a agressividade canina, e que geralmente se manifesta quando o cachorro se acha o chefão da casa: faz o que quer, como quer, e na hora que quer…

O Todo-Poderoso

Isso porque, na cabeça do animal é como se ele fosse o seu patrão. E já que ele é o superior, não vai acatar ordens das pessoas que estão abaixo dele de jeito nenhum.

Quem é que manda aqui?

Mas não se desespere! Se o seu cachorro estiver com esses sintomas existem formas de evitar este tipo de comportamento. O primeiro passo é você mostrar ao cão quem é o verdadeiro líder da matilha.

Imponha limites ao cão. Ofereça água, comida, carinho e conforto. No entanto, deixe bem claro que ele não pode fazer certas coisas… Escolha um sofá da casa, por exemplo, e não permita que ele suba especificamente naquele móvel. Não dar comida pra ele enquanto você estiver sentado à mesa e não deixá-lo dormir na cama com você, também são estratégias que podem ajudar bastante você a acostumar o animal a obedecer limites.

Um comentário:

Zíngara disse...

Amigo, como entro em contato com vocês. Você apenas faz o site, ou também cuida dos animais? Existe algum local onde ficam esses cães em Marília? Quem está com todos esses animais? É possível publicar um "procura-se" aqui? Desculpe tantas perguntas, é que perderam meu cachorro, e estou procurando na cidade. Parabéns pelo trabalho. Um abraço.