quinta-feira, 9 de abril de 2009

Saiba como evitar que o gato arranhe os móveis


Quem tem gato em casa, sabe bem o que é isso… O bichano deixa suas marcas em quase todos os cantos: no sofá da sala, nos colchões, até no tapete que sua mãe acabou de comprar, enfim… a casa parece ter sido decorada pelo próprio felino. Mas por que os gatos arranham tanto?

Lixa de unha

Ao contrário do que se imagina, quando os gatos arranham eles estão buscando muito mais do que manter as unhas aparadas e afiadas… Os felinos manifestam este tipo de comportamento por vários motivos: para brincar, espreguiçar, para afiar as garras sim… Mas esse ato também serve para se comunicar!

Passei por aqui!

Arranhar é um dos comportamentos que os gatos utilizam para se comunicar com o mundo. Passando e cravando suas garras sobre algumas coisas, os bichanos acabam fazendo marcações no ambiente. Deixam cheiros e sinais visuais que são facilmente reconhecidos por outros gatos. Ainda não se sabe exatamente o que esses sinais querem dizer. Mas pode ser uma informação bem territorialista, do tipo: “Cara, se manda daqui que esse pedaço é meu, sacou!”.

Imagem arranhada

Sofás destruídos, cortinas desfiadas, estantes arranhadas, e o gato passa a ser encarado pela família como um destruidor de mobílias! Começa então a nossa tarefa de limpar a barra do bichano. E o primeiro passo é entender que não devemos eliminar o hábito de arranhar, mas sim dar outras alternativas para o felino praticar este comportamento sem causar tanto estrago.

Como agir?

Antes de qualquer coisa, faça com que o local onde o gato mais gosta de arranhar se torne desagradável pra ele. Um bom jeito de conseguir isso é colar uma fita dupla-face nesses lugares proibidos. Outra dica bacana é borrifar água no focinho do felino – com cuidado para não espirrar nos ouvidos! – bem no exato momento do comportamento indesejado. Isso vai incomodar o bichano, que não terá mais vontade de deixar suas marcas naquele local.

Manicure

Ao mesmo tempo é muito importante dar ao gato um cantinho onde ele poderá fazer a festa: um arranhador para gatos! Posicione o objeto perto do espaço onde o bichano costuma brincar ou tirar uma soneca. Se os alvos prediletos do felino são tapetes e carpetes, coloque o arranhador em cima da parte mais destruída.

O ideal é que o gato tenha arranhadores em pelo menos 2 ou 3 locais da casa e que seja incentivado a usá-los. Você pode fazer isso estimulando brincadeiras no local, espalhando brinquedos dele por perto e até pendurando alguns no arranhador. E não se esqueça de recompensar o felino sempre que ele agir corretamente: ofereça petiscos bem gostosos e encha o bichano de carinho!

Importante: não tente esfregar as unhas do gato no arranhador. Participe, mas deixe que ele aprenda naturalmente, sem forçá-lo.

Fonte: Bicho Amigo

Nenhum comentário: